Capitólio – passeios com meus cachorros

Saímos de São Paulo já pela manhã para não pegar muito trânsito. O GPS estava acusando pouco mais de 5 horas de viagem, mas sempre levo um pouco mais por conta das meninas. Normalmente toco na estrada e elas vão dormindo o caminho quase todo. Quando acordam e já começam a ficar inquietas está na hora de parar para as necessidades. resumindo, fizemos a viagem em 7 horas no total, com duas paradas. Fomos em dezembro de 2019, na época gastamos R$120,00 de pedágio (ida e volta).

Foram mais ou menos 560km e uma boa parte da estrada não é duplicada, é preciso tomar muito cuidado na estrada. Evite viajar a noite ou em dias de chuva por conta da falta de visibilidade.

Capitólio fica às margens do lago de furnas, na região da serra da canastra em Mina Gerais. Todas as atrações ficam fora da cidade, de 20 a 30km de distância.

Fizemos nossa viagem em dezembro (de 18 a 21 de dezembro de 2019), época em que chove muito na região. Eu já tinha pesquisado sobre isso, mas foi a época que consegui tirar férias no meu trabalho então, tentei aproveitar o máximo.

Ficamos hospedadas na Pousada e Camping Paraíso Capitólio que na época custou R$ 547,20 (três noites). A pousada que ficamos era muito gostosa e mesmo nos dias de chuva dava para aproveitar a bela paisagem, o café com pão de queijo e uma descansada na rede. Fiz as reservas pela internet, mas de qualquer forma as pousadas já possuem os parceiros que oferecem pacotes dos passeios.

Em nosso primeiro dia fomos no passeio do Mirante dos Canyons, pois eu estava ansiosíssima para ver aquela vista maravilhosa das fotos que rolam pela internet. É possível estacionar próximo do local, a entrada fica na beira da estrada. O Parque é privado e eles cobram R$ 20,00 a entrada. Lá tem um fotógrafo profissional mas você não é obrigada a contrata-lo. A bombeiro que estava no local foi super solícita com a gente e tirou várias fotos com o meu celular mesmo.

Na porta já levei um susto, por que afinal sem adrenalina não tem graça não é mesmo? o local tem uma cães na porta, desses que são nativos do lugar sabe? Pois é, só que a cacau estranha alguns animais e percebi que eles não tinham ido com a cara delas rsrsrs, dito e feito, vieram correndo para cima das duas, peguei elas no colo e o rapaz que fica lá na porta me ajudou a tirá-los dali do local, pelo menos até eu conseguir entrar com as duas. UFA! Deu tudo certo.

Chegamos lá estava um lindo dia de sol, foi o tempo suficiente para tirarmos as fotos antes da chuvarada que deu.

Paramos para almoçamos no Restaurante do Turvo, a comida uma delícia.

No dia seguinte fomos andar de lancha que aceita pet. Paramos na lagoa azul, nos Canyons, Vale dos tucanos e Cascatinha. O passeio todo é rodeado pelos paredões de mais de 20metros de altura que foram alagados pela represa formando piscinas naturais de águas cristalinas. Paramos em um bar flutuante para almoçar. O passeio custou R$ 90,00 por pessoa com 3 horas de duração.

É importante ressaltar que todos os lugares aceitam cartão de crédito, mas a cidade não possui banco. O ideal é levar uma graninha no bolso.

O largo de furnas foi projetado para ser apenas o reservatório da represa da hidrelétrica de furnas é a principal atração da região. Conhecido como mar de minas o lago foi inaugurado em 1965 banha 34 municípios e tem 1440km2 é considerado um dos mais extensos do mundo.

Assista ao vídeo da nossa viagem.