Campanha Pets 2025 conscientiza população sobre maus-tratos e guarda responsável
Comunicação desenvolvida pela Agência Calia traduz em linguagem acessível o compromisso da CLDF com a proteção animal
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou a campanha “Pets 2025”, criada pela agência Calia, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os direitos dos animais e combater os altos índices de maus-tratos registrados nos últimos anos no DF. Embora mais da metade da população da cidade possua animais de estimação, a violência contra pets segue em patamares alarmantes, revelando a urgência de mobilizar a sociedade para práticas de guarda responsável e incentivo à denúncia. Só em 2025, o Distrito Federal registrou 252 ocorrências e 1361 denúncias anônimas.
A campanha, com veiculação entre agosto e setembro em plataformas digitais e veículos offline, traz mensagens de impacto como “os animais vítimas de maus-tratos não conseguem fazer uma denúncia anônima, mas você pode”, reforçando o papel de cada cidadão na defesa do bem-estar animal. As peças serão divulgadas em canais como site da CLDF, YouTube, Meta e mídia tradicional.
A CLDF já trabalha ativamente pelo bem-estar dos animais. Só no ano passado, aprovou leis especiais para proteção dos pets, que além de apoiar os projetos para vacinação e castração de cães e gatos, incentivam a adoção responsável. A Lei Distrital 7535/2024 reconhece os animais como seres possíveis de dor e sofrimento e Lei Distrital 7543/2024 reforça a Instituição do Programa Guardião Responsável
Além de incentivar a denúncia contra maus-tratos, a comunicação também promove ações educativas relacionadas à adoção responsável e vacinação, além de reforçar o conhecimento da legislação de proteção aos animais.
“Mais do que uma ação de comunicação, Pets 2025 é um chamado à responsabilidade coletiva. Queremos sensibilizar a população para que denuncie casos de violência e, ao mesmo tempo, incentive práticas de cuidado e respeito aos animais. Quando a sociedade se mobiliza, é possível mudar a realidade desses pets”, afirma José Augusto, vice-presidente da Calia.
Com linguagem acessível e apelo emocional, a campanha busca engajar cidadãos de todas as idades e classes sociais, fortalecendo a cultura de respeito e proteção aos animais no Distrito Federal.
Cliquei aqui para ver o vídeo da campanha