Fundada em 1657 São Roque virou cidade em 1864, após a Proclamação da república, foi impulsionada pela chegada da imigração italiana que utilizaram as encostas dos morros para formarem vinhedos, depois instalaram suas adegas e transformaram São Roque na “Terra do Vinho”, conhecida em todo o país.
A apenas 60 Km de São Paulo o município está localizado num ponto estratégico entre as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco e de destaca por ser um local com excelente qualidade de vida.
Nessa viagem fomos com a nossa amiga Janaina e seu filhos patudos Robertinho e Brover.
Ficamos hospedadas na pousada villa artemis. A pousada é do jeitinho que a gente gosta, com muitas áreas verdes livres e é claro, aceita pet.
No nosso primeiro dia, fomos conhecer o Morro do cruzeiro, o lugar revela uma bela paisagem da cidade e tem uma estátua de São Roque. O
Padroeiro da cidade é um santo da Igreja Católica, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos, cirurgiões, e dos cães.
Já tínhamos colocado no nosso roteiro almoçar no Quintal das alcachofras. O restaurante leva esse nome porque tudo é feito lá mesmo, na hora, com itens do cardápio tirados da horta do próprio quintal, inclusive as alcachofras.
Não poderíamos deixar de experimentar umas das sobremesas mais famosas do lugar, o sorvete de alcachofra com calda de vinho tinto, que ganhou inclusive o prêmio e faz parte do roteiro dos bandeirantes.
Mais a noitinha, o friozinho bateu e seguimos nosso roteiro gastronômico, fomos jantar comida de boteco no Boteco do batata. Gente, olha o espaço reservado para quem chega com o pet, um salão abrigado do frio e da chuva, com potinhos de água e biscoitos, não é demais?
Lá eles oferecem rodízio de comida de boteco, e olha, a gente contou tinha mais de 20 opções deliciosas. O atendimento maravilhoso com som ao vivo para animar a noite.
No dia seguinte fomos conhecer a Igreja matriz que fica na praça central, onde você também encontra o nome da cidade para tirar fotos. Estava tendo um evento no dia, mas conseguimos entrar na igreja para pedir benção ao santo.
No dia seguinte, estava muitoooo calor, decidimos aproveitar o dia e visitar outro ponto turístico da cidade, o Morro do Sabó.
Na hora do almoço fomos experimentar as opções do Restaurante Itacolomy, o buffet traz uma comidinha caseira e bem saborosa. O local parece pequeno na entrada, mas tem 3 ambientes, com muito verde e até lugar para descançar.
E para encerrar nossa viagem, fomos até a Vínicola XV de novembro que é petfriendly também. Lá visitamos o local, que é enorme, e tivemos uma aula de vinhos com degustação. É muito legal conhecer um pouco mais sobre essa bebida que tem tantos sabores.
Lá dentro tem lojinhas e inclusive um museu do vinho com maquinários antigos que mostram como era a produção antigamente.
Esperamos que você aproveitem nossas dicas!
E para assistir a nossa AUventura completa, clique no vídeo abaixo: