Dados de mercado, cases de sucesso e as normas da ABNT foram alguns dos temas destacados no encontro

Nesta terça-feira, 25 de junho, o município de Jundiaí (SP) sediou o Treinamento de Turismo Pet Friendly, reunindo mais de 30 participantes entre empresários, representantes do setor público, profissionais do turismo e da hospitalidade das cidades que integram o Circuito das Frutas.

O evento, organizado pelo canal Farejando por Aí juntamente com a Mars Petcare, empresa líder em nutrição, saúde e bem-estar animal da Mars, como parte do Programa global “Melhores Cidades para os Pets™ (Better Cities for Pets™), aconteceu no Hotel Quality Jundiaí, das 9h às 15h, e teve como objetivo capacitar os participantes para atender com mais preparo, segurança e acolhimento o público que viaja com seus pets — um segmento que cresce exponencialmente no Brasil e já influencia diretamente a escolha de destinos, hospedagens e experiências.

“Nosso objetivo é que os destinos e estabelecimentos compreendam o potencial desse mercado e estejam preparados para receber um público que não para de crescer. O Brasil já tem mais pets do que crianças — ser pet friendly não é mais uma tendência, é uma realidade que exige preparo e sensibilidade”, afirma Marília Andrade, criadora do canal Farejando por Aí.

Durante o treinamento, os presentes tiveram acesso a conteúdos sobre:

A ação teve como propósito incentivar os municípios do Circuito das Frutas a se posicionarem como destinos pet friendly, agregando valor à economia local, promovendo a inclusão das famílias multiespécie e alinhando-se às novas tendências do turismo nacional.

O evento foi gratuito e teve avaliação positiva por parte dos participantes, que demonstraram interesse em aprofundar o tema e aplicar os aprendizados em seus estabelecimentos e políticas públicas.

A realização do treinamento reforça o potencial da região para se destacar no mapa do turismo com propósito, acolhimento e inovação.

“Nosso objetivo não é obrigar ninguém a ser pet friendly, mas sim preparar aqueles que estão abertos a esse mercado para que o convívio entre tutores, pets e estabelecimentos seja seguro, respeitoso e harmonioso, gerando benefícios para todos os lados e evitando conflitos ou acidentes”, finaliza Marília.

O próximo passo agora é receber o diagnóstico dos estabelecimentos participantes para que, sendo aprovados, eles possam receber a placa de estabelecimento certificado pelo Farejando por aí. Com isso os tutores vão poder ter a certeza de que aquele local se preparou adequadamente para atender esse público.