Passamos dois dias em Antonina, interior do Paraná
Antonina é uma das mais antigas povoações do Paraná. Começou a ser ocupada em 1648. Seus habitantes viviam de mineração, pesca e agricultura. Atualmente a cidade possui em torno de 20mil habitantes e traz sua história em casarões de época ainda preservados no centro da cidade.
Ficamos hospedadas na Pousada das Laranjeiras. A pousada tem um quarto específico para quem está com o pet, e o bichinho pode circular por todos os lugares. E para os apreciadores de artesanato a dona do local coleciona várias peças do Brasil e de várias partes do mundo.
Aproveitamos o dia para andar pelo centro e conhecer a orla e o trapiche que nos rendeu várias fotos bonitas.
Fomos conhecer a estação ferroviária de onde parte o trem para Morretes e olha só que legal você pode fazer o passeio com o seu pet.
Passamos também pelas ruínas do Armazém Macedo. Construído na segunda metade do século 19, lá era uma antiga fábrica de erva-mate que esteve ali 300 anos atrás. As construções preservas até hoje trazer o charme da arquitetura típica da era do Brasil Colônia que valorizava as características portuguesas, grande referência na época.
Conhecemos também a igreja matriz fundada em 1719 e o teatro municipal que fica no centro da cidade. Ali perto fomos até a Fonte das Cariocas local onde Dom Pedro II bebeu água em uma visita a cidade em 1880.
Os pontos turísticos possuem placas com QRCode onde você pode fazer a leitura com o seu celular e conhecer mais sobre aquele ponto histórico. Passamos apenas uma noite, mas como a cidade é pequena deu para ver os pontos turísticos e conhecer um pouco da história da cidade.
Se for por lá aproveitem e visitem Morretes que é do lado e também é uma cidade encantadora. Conheça Morretes no interior do Paraná – Fareando por aí (farejandoporai.com.br).
Assista ao vídeo e veja nossa viagem completa
(68) Viagem com seu cachorro: Antonina Paraná – YouTube