Festas de fim de ano: Veja quais alimentos podem e não podem ser oferecidos para o seu cão

Alimentos produzidos especialmente para cachorros podem ser ótimas opções para a ceia deles

Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas pessoas já se preparam para grandes celebrações ao lado de amigos e familiares, com direito a um cardápio farto e variado. E os pets também podem fazer parte destas comemorações, mas é preciso ficar atento aos alimentos oferecidos para evitar problemas como intoxicação.

Independente do período do ano, é importante sempre ter atenção aos alimentos ingeridos pelos cães. No entanto, no período de festas, vale redobrar a atenção. De acordo com Camila Canno Garcia, médica veterinária da Petz, neste período os casos de intolerância e intoxicação alimentar aumentam 20% nas clínicas da Seres. “É uma época onde há grande variedade de alimentos e maior fluxo de pessoas em casa, facilitando o acesso aos alimentos que podem ser tóxicos para os pets”, explica.

Entre os alimentos tóxicos para os cães estão: 

  • Uvas e uvas-passas: comuns em muitos pratos típicos da época, elas podem causar insuficiência renal aguda nos cães
  • Chocolate: é um alimento tóxico para cães e pode causar vômitos, tremores e até convulsões
  • Frutas cristalizadas e açúcar em excesso: são difíceis de digerir e podem causar problemas gastrointestinais.
  • Alimentos temperados: alguns temperos, como a cebola, também são tóxicos para os pets, podendo causar pancreatite.
  • Ossos cozidos: os ossos cozidos podem quebrar e causar Asfixia, obstrução ou perfurações internas.
  • Macadâmia: também é tóxica para os animais e pode causar diarreia e mal-estar.

Além dos alimentos tóxicos para os cães, algumas comidas e bebidas também podem ser prejudiciais, principalmente, se ingeridos em excesso. “Na maioria das vezes, os cães se aproveitam do alvoroço das festas para furtar alguns alimentos ou pegar do chão quando caem do prato. Por isso, é melhor deixá-los sempre fora do alcance deles, inclusive o lixo com restos de comida”, explica Camila.

Principais sintomas de intoxicação:  

A veterinária explica que as manifestações clínicas podem variar de acordo com o tipo de alimento, individualidade do animal e quantidade ingerida, mas no geral, os cães apresentam sintomas como vômitos, diarreia, dores abdominais, salivação excessiva e gases. Caso o pet apresente um desses sintomas, é preciso procurar um médico veterinário o quanto antes.

Alimentos que podem ser oferecidos: 

Caso queira oferecer algo especial para o seu cachorro, a veterinária recomenda pequenas porções de frutas, legumes cozidos ou até mesmo petiscos próprios para pets. Há opções de panetone e biscoitos festivos desenvolvidos especialmente para cães, como Panettone Selections com flocos de carne, feito com ingredientes selecionados que não agridem o organismo do pet. “É uma ótima opção para incluir o pet nas festas de fim de ano e pode ser oferecido como prêmio ou simplesmente como um agrado durante a ceia”, afirma.

A especialista reforça que, por mais que seja tentador, é importante não ceder ao olhar “pidão” do pet durante a ceia. Manter uma alimentação controlada é fundamental para evitar problemas de saúde.

Fonte: Petz 

Posts Similares